TROMBOFILIA

por | out 30, 2020 | Vascular

TROMBOFILIA

Trombofilia é o termo utilizado para predisposição do sangue a coagular exageradamente. Portadores de trombofilia têm mais chances de desenvolver tromboses e embolias do que pessoas em geral.

Vários tipos de alterações provocam esse estado de hipercoagulabilidade. Elas podem ser hereditárias ou adquiridas. No caso das hereditárias, a pessoa nasce com a alteração genética como herança familiar; nas adquiridas, a doença se apresenta como consequência de outras condições clínicas.

Algumas vezes ocorre associações de duas ou mais dessas alterações aumentando o risco de eventos trombóticos.

O risco para o portador de trombofilia é a ocorrência de trombose, sendo o local mais comum nas pernas e embolia pulmonar. Trombofilias também podem causar infertilidade e complicações obstétricas como aborto, sofrimento fetal, hipertensão na gravidez e prematuridade.

A mais frequente alteração hereditária associada a trombose é a mutação chamada Fator V Leiden que está presente em cerca de 4 a 6% da população geral, sendo que uma minoria dessas pessoas desenvolverá eventos de trombose ou embolia com sintomas.

A necessidade de rastreio de trombofilias, assim como a necessidade ou não de tratamento para a condição encontrada deve ser avaliada de maneira individualizada de acordo com histórico pessoal e o histórico de eventos familiares.

Ver relacionados

ÚLCERA VARICOSA

ÚLCERA VARICOSA

A Úlcera Varicosa é uma condição frequente na população e muitos conhecem ou já viram pessoas com este problema. É a úlcera mais comum nos membros inferiores, correspondendo a 2/3 das ulcerações nas pernas. Geralmente é localizada no tornozelo e associada a áreas de...

ler mais
TROMBOSE VENOSA PROFUNDA – SINTOMAS

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA – SINTOMAS

Trombose venosa profunda (TVP) é uma condição séria e grave de formação de coágulos dentro  de veias profundas. Um coágulo é um aglomerado de sangue que se transforma do estado líquido para o sólido. A TVP pode se desenvolver em diferentes partes do corpo, mas o local...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *